MURAIS DE DIEGO RIVERA NO MÉXICO: (4) PALACIO CORTÉS EM CUERNAVACA

8 jan

O Palácio  localizado na cidade de Cuernavaca (85 km ao sul da capital) se iniciou em 1526 por ordem de Hernan Cortés logo após a conquista espanhola sobre o império azteca e é uma das construções mais antigas de toda a América. Durante o período colonial funcionou como fundição, tecelagem, quartel e prisão até assumir o status de sede do governo do Estado de Morelos na metade do século XIX. Atualmente é sede do Museu Histórico de Cuauhnáhuac.

Os afrescos foram pintados por Rivera em 1929 e 1930 com fundos doados pelo embaixador americano no México. Estão nas paredes e arcadas do segundo piso formando uma composição entitulada “Historia de Morelos y Cuernavaca” devendo ser “lidos” da direita para a esquerda iniciando-se com o desembarque de Cortés em Veracruz (11 composições em tons grisalhos na parte inferior), passando pela destruição de Tenochtitlan e terminando com a Revolução de Emiliano Zapata (9 painéis coloridos na parte superior das paredes).

  • A OBRA: Historia de Morelos y Cuernavaca – Desembarque de Cortés em Veracruz
  • COMO CHEGAR: Cuernavaca está na região montanhosa ao sul da Cidade do México. Embora no passado recente tenha sido uma espécie de refúgio de final-de-semana das famílias da capital, seu crescimento desordenado e acelerado deu um ar caótico e empobrecido à cidade. Não há consenso se merece uma visita de um dia apenas ou se o visitante deve permanecer alguns dias explorando o local. Para chegar a Cuernavaca pega-se um um ônibus no terminal Tasqueña (estação Tasqueña – ponto final da linha 2 do Metro) com saídas a cada 10 minutos para uma viagem de cerca de 1 1/2 hora. O site da empresa Pullman de Morelos informa preços e horários (http://www.pullman.mx), ao redor de M$ 90,00 (R$ 15,00). Desembarque na Estação Centro. De lá você poderá ir andando até o Palacio Cortés (ao redor de 600 metros).
Captura de Tela 2013-01-08 às 21.44.30

PASSO 1: Terminal Tasqueña México DF – Ônibus Pullman de Morelos até Cuernavaca Centro

Captura de Tela 2013-01-08 às 21.50.39

PASSO 2: Terminal Central Cuernavaca – caminhe 2 quadras pela Rua Mariano Abasolo, vire a esquerda na Benito Juarez e ande mais duas quadras até chegar ao Palácio.

  • HORÁRIOS E PREÇOS: O Museu funciona de terça a domingo  das 10:00 às 16:00h, permanecendo fechado às segundas. O ingresso custa M$ 41,00 (cerca de R$ 7,00).
  • CURIOSIDADE: Alguns metros adiante do Palacio Cortés, na esquina das ruas Benito Juárez com Fray Bartolomé de las Casas, fica a antiga casa do ator Mario Moreno, famoso pelo personagem Cantinflas, amigo pessoal de Rivera (ver post sobre o Teatro de los Insurgentes). Na piscina nos jardins existe um mosaico intitulado La Danzante de Tlatilco atribuído ao pintor, supostamente realizada em 1955 com mosaicos venezianos. Até 2012 funcionava um restaurante no local, mas que encerrou suas atividades recentemente (www.gaiarest.com.mx).

Deixe um comentário