PINTURAS DE MASACCIO NA TOSCANA (6) MUSEO NAZIONALE DI SAN MATTEO – PISA

18 mar

Pisa quase sempre é lembrada pela sua Torre Inclinada na Piazza del Duomo, um dos símbolos mais geniais da arquitetura medieval que acaba obscurecendo outras obras escondidas nas vielas da cidade às margens do Arno.

O Museo Nazionale di San Matteo, localizado em um antigo convento do século XI, guarda um dos maiores conjuntos de esculturas, cerâmicas e pinturas medievais e primo-renascentistas italianas, entre elas um dos painéis que originalmente fazia parte do “Polittico de Pisa”.

Tal políptico é certamente a composição mais bem documentada de Masaccio, pintada para a Igreja de Santa Maria del Carmine de Pisa durante o ano de 1426, em intervalos do trabalho que fazia para a Capella Brancacci na igreja da mesma congregação em Firenze.

Em têmpera sobre madeira com fundo a ouro, era composto por 10 painéis principais, 4 painéis laterais e 3 predellas, dos quais apenas 11 fragmentos sobreviveram, espalhados atualmente por museus na Alemanha (Gemäldegalerie), Itália (Museo Capodimonte di Napoli), Inglaterra (National Gallery) e nos EUA (Getty Museum).

Imagem

Esquema sugerido para o “Polittico di Pisa” de Masaccio.
[it.wikipedia.org]

Olhando cada obra isoladamente praticamente não somos capazes de identificar o trabalho de perspectiva tão presentes nas pinturas de Masaccio realizadas no mesmo ano. Assim, especula-se que havia um ponto-de-fuga único que unia e integrava o políptico, ao mesmo tempo em que o incorporava à arquitetura original da igreja, fato que poderia ser explicado pelos detalhes de luz e sombra diferentes em cada fragmento.

No Museo Nazionale de Pisa temos em exibição apenas o São Pedro, um dos possíveis painéis laterais, retratado com traços bem marcados, uma longa barba e uma postura filosófica, usando um longo manto vermelho e segurando na mão direita a espada e na esquerda a Bíblia, de acordo com a iconografia da época.

Imagem

São Paolo, Tríptico de Pisa
[http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Masaccio,_polittico_di_pisa,_san_paolo,_pisa_51x30_cm.jpg]

Madona col Bambino, Tríptico di Pisa, atualmente na National Gallery, Londres.[it.wikipedia.org]

Madona col Bambino, painel central do Tríptico de Pisa, atualmente na National Gallery, Londres, com algumas semelhanças com a Madona do Tríptico di San Giovenale.
[it.wikipedia.org]

Uma das predellas, hoje em Berlim, em que a perspectiva é dada pela inclinação do corpo do cavalo, semelhante ao efeito dado pelo corpo do cão na predella do Tríptico Carnesecchi.

Uma das predellas, hoje em Berlim, em que a profundidade é dada pela inclinação do corpo do cavalo, semelhante ao efeito dado pelo corpo do cão na predella do Tríptico Carnesecchi.

  • COMO CHEGAR:

Pisa é um destino comum de excursões que chegam diariamente de Firenze, Roma ou Milão criando longas filas para visitar a Torre Inclinada.

Se tiver algum tempo, é possível fazer uma agradável caminhada e visitar o Museo Nazionale que fica a cerca de 1,5km da Piazza de Duomo, às margens do Rio Arno.

Uma opção é pegar um ônibus na parada Arcivescovado, em frente à Torre (linhas 4 ou 21) e descer na parada Mediceo 2, em frente ao museu. Maiores informações de horários podem ser encontradas no site da empresa CPT – Compagnia Pisana Transporti.

Captura de Tela 2013-03-18 às 22.17.03

  • HORÁRIOS E PREÇOS:

O museo está aberto durante a semana das 8:30 às 19:00 e aos finais-de-semana das 8:30 às 13:00. Fecha segundas-feiras.

Os ingressos custam € 5.00 .

Deixe um comentário