MURAIS DE DIEGO RIVERA NO MÉXICO: (5) SECRETARIA DE SALUD

8 jan

Provavelmente uma das obras menos acessíveis de Diego Rivera, com poucas referências mesmo em livros especializados.

Inaugurado em 1929 para receber os laboratórios e escritórios do Departamentos de Salubridad e Higiene, o atual edifício sede da Secretaria de Saúde reúne três obras compostas no pequeno hiato entre o término dos trabalhos na Secretaria de Educação e o início das atividades no Palácio Nacional.

O primeiro conjunto de afrescos está localizado nas paredes e tetos da Sala de Acuerdos em uma composição de corpos nus associados a natureza e à terra, como modelos de uma vida saudável.

A segunda obra, única na carreira de Rivera, são quatro vitrais presentes nas escadas do primeiro piso, cada um representando um dos elementos da natureza e sua importância para a saúde.

Por fim, no corredor que dá acesso ao Auditório Miguel Bustamante, oposto ao pátio interno, estão dois pequenos murais em que pares de mãos controlam as infecções representadas por grupos de bactérias, amparadas pelas palavras Higiene, Microbiologia, Educación e Salubridad.

  • A OBRA: Murales de la Secretaria de Salud – Sala de Acuerdos
  • A OBRA: Murales de la Secretaria de Salud – Vitral Água

Imagem

  • A OBRA: Murales de la Secretaria de Salud – corredor do Auditório Miguel Bustamante
Imagem

Retirado do artigo: La Biología en el Muralismo de Diego Rivera (Adrián Villagómez, 1997)

  • COMO CHEGAR: A atual sede da Secretaria de Saúde fica a cerca de 200 metros da Estação de Metro Chapultepec (linha 1).
  • HORÁRIOS E PREÇOS: Os murais não estão abertos para visitação.

Deixe um comentário