PINTURAS DE MASACCIO NA TOSCANA (3) MUSEO HORNE – FIRENZE

24 fev

Boa parte das informações sobre San Giuliano (ou São Julião) vem da obra do padre dominicano Giacomo da Varazze escrita no século XIII sobre o filho de nobres que, ao nascer, foi amaldiçoado por bruxas a matar os próprios pais, narrativa que seria o tema principal das predellas do Trittico Carnesecchi (1423-1425).

Na história, Giuliano retornava da caçada sem saber da visita dos pais e acaba sendo enganado pelo diabo que o instiga com a idéia da traição pela esposa. Ao entrar na casa, raivoso, decapita o homem e a mulher que encontra na sua cama para só então reconhecer os corpos dos próprios pais. Arrependido pelo pecado, peregrina até Roma e usa toda sua fortuna construindo hospitais para os pobres em busca do perdão divino.

Por muitos anos uma pintura atribuída a Masolino, em exibição no Museu Ingres em Montalban na França, foi tida como pertencente à composição, retratando o santo conversando com o diabo (com corpo feminino e pés de ave) para logo depois entrar na casa e decapitar os pais.

Imagem

A história de San Giuliano por Masolino, hoje não reconhecida mais como parte do Trittico Carnesecchi
[http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/Panicale_-_saint_julien.jpg]

No entanto, estudos recentes do Opifico delle Pietre Dure em Florença, um dos laboratórios de referência mundial em restauro e conservação de obras de arte, identificaram através dos lenhos da madeira utilizada e da composição do gesso uma pequena predella de Masaccio como parte original do Trittico.

A narrativa, muito semelhante, mostra Giuliano retornando da caçada acompanhado por um cão (esquerda), os pais mortos na cama (centro) e, por fim, o filho erguendo as mãos para o céu em sinal de lamento (direita).

Embora em estado precário de conservação, é possível ver dois detalhes importantes em relação ao domínio da perspectiva: a forma como o cachorro é encaixado em um pequeno espaço à esquerda dando um sentido de profundidade à cena e o uso da alternância entre o claro e o escuro para a delimitação das paredes dos cômodos.

Masaccio,_storie_di_san_giuliano

A predella “Storie di San Giuliano” de Masaccio, identificada recentemente como parte integrante do Trittico Carnesecchi original.
[http://it.wikipedia.org/wiki/File:Masaccio,_storie_di_san_giuliano.jpg]

  • COMO CHEGAR:

A pequena obra faz parte da coleção do Museo Horne, fundado pelo historiador da arte inglês Herbert Percy Horne no início do século XX com obras menores mas significativas de artistas renascentistas, localizado em um palácio fiorentino próximo à Igreja de Santa Croce, quase às margens do Rio Arno, em Firenze.

Captura de Tela 2013-02-24 às 18.53.46

 

 

  • HORÁRIOS E PREÇOS:

O Museo Horne encontra-se aberto de segunda a sábado entre 9:00 e 13:00 horas e os ingressos custam € 4,00.

 

Deixe um comentário