MURAIS DE DIEGO RIVERA NO MÉXICO: (2) SECRETARIA DE EDUCACIÓN PÚBLICA [SEP]

8 jan

A Secretaria de Educação Pública (SEP) é formada por um complexo de edifícios dos séculos XVI, XVII e XX englobando o Convento de La Encarnación e a Aduana do período colonial, ao redor da Plaza de Santo Domingo.

Os mais de 150 segmentos foram pintados por Diego Rivera entre 1923 e 1928 ao longo das escadarias e dos corredores dos três níveis do Pátio Principal (ou Patio Del Trabajo) e do Pátio Secundário (ou Patio de las Fiestas) e constituem uma alegoria da Revolução Mexicana e uma crítica aos opositores e detratores do pintor. Destacam-se o mural “El Arsenal” (com a figura central de Frida Kahlo) e o mural “Los Sábios”.

Em 1950 alguns deles foram recobertos parcialmente por uma camada de parafina na esperança de diminuir o impacto da umidade e da poluição e em 1985 alguns blocos se desprenderam com o impacto do terremoto na capital mexicana, sendo recuperados apenas nas restaurações promovidas nos anos 90.

  • COMO CHEGAR: Todo o complexo entre as ruas Argentina, Brasil e Venezuela com acesso em frente à Praça de Santo Domingo, Centro Histórico, a 500 metros da estação de Metro Zócalo (linha azul – número 2)Imagem
  • HORÁRIOS E VALORES: de segunda a sexta, das 10:00 às 18:00 horas (entrada gratuita). Parte dos murais podem estar cobertas por trabalhos de restauração.

Deixe um comentário